Entende-se por acidificação a redução do pH dos oceanos por longos períodos de tempo (décadas ou mais). Esta redução do pH é causada principalmente pela dissolução do CO2 atmosférico nos oceanos. O aumento contínuo das emissões antropogênicas de CO2 para a atmosfera desde o início da Revolução Industrial elevou a concentração de dióxido de carbono na atmosfera a níveis 40% superiores aos encontrados no período pré-industrial.

Atualmente, os oceanos absorvem todo ano 25% das emissões de CO2 antropogênico (CO2ant), o que vem reduzindo drasticamente o impacto deste gás de efeito estufa sobre o clima em nosso planeta. O oceano Atlântico apresenta as maiores concentrações de CO2ant em superfície. No entanto, a absorção do CO2ant pelos oceanos altera a química da água do mar pelo aumento na formação de ácido carbônico, e em consequência ocorre a diminuição do pH da água. Este processo torna a água do mar mais "corrosiva" para os organismos que produzem conchas e outras estruturas calcárias, podendo afetar também a sua reprodução, fisiologia e distribuição geográfica. Caso o ritmo atual de emissões antropogênicas de CO2 seja mantido, dentro de poucas décadas a água do mar em regiões tropicais não sustentará mais o desenvolvimento de ecossistemas coralinos, por exemplo. Isto levará à perda de biodiversidade e a impactos econômicos ligados aos recursos pesqueiros e atividades relacionadas ao turismo.

Cabe aqui ressaltar que medidas de mitigação dos impactos climáticos (redução da temperatura global, redução nas emissões dos outros gases de efeito estufa) não têm nenhum efeito sobre o problema da acidificação dos oceanos. A acidificação não é causada pelas mudanças climáticas globais, ela é outro problema relacionado às emissões antropogênicas de CO2.

Quer saber mais sobre Acidificação dos Oceanos numa línguagem menos científica? Então, acesse abaixo o folder de divulgação do projeto "Estudo sobre acidificação oceânica no Atol das Rocas", o recente livro sobre "Temas atuais em mudanças climática: para os Ensinos Fundamental e Médio" ou a matéria na revista FAPERJ.

    

broa faperj